quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Somos cabeça e não cauda

Esta é uma expressão bastante “popular”, apregoada a torto e a direito entre os cristãos como se fosse uma bênção automática. É uma promessa feita pelo Senhor Deus, encontrada no capítulo 28 do livro de Deuteronômio. Neste capítulo, juntamente com o trecho que se acha no livro de Levítico, capítulo 26, versículos de 3 a 46, é onde são descritas as bênçãos e maldições. E, por último, estas maldições são citadas na Epístola de Paulo aos Gálatas, capítulo 3, versículos 13 e 14, como “maldição da lei”:

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.” (Gálatas 3.13, 14).

O capítulo 28 de Deuteronômio começa com as bênçãos do Senhor Deus, deste modo:

“Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: ...” (Deuteronômio 28.1, 2).

E a promessa, excessivamente “popular”, está no versículo 13:

“O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.” (Deuteronômio 28.13).

É necessário destacar, mais uma vez, que a “popular” bênção não é automática. Como todas as bênçãos do Senhor Deus, de Gênesis a Apocalipse, há condições a serem observadas: dar ouvidos a Sua voz e cumprir os Seus mandamentos e estatutos. Observem que a partir do versículo 15 o vento muda completamente e vêm as maldições:

“Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão:...” (Deuteronômio 28.15).

E por fim, em vez de ser cabeça, cauda:

“O estrangeiro que está no meio de ti se elevará mais e mais, e tu mais e mais descerás. Ele te emprestará a ti, porém tu não lhe emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.
Todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído, porquanto não ouviste a voz do SENHOR, teu Deus, para guardares os mandamentos e os estatutos que te ordenou.” (Deuteronômio 28.43-45).

O “estrangeiro” é que será cabeça.

Nada mais a acrescentar.