segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sobre riquezas (I)

Fala-se muito em riquezas. Quando não é riquezas é finanças ou, de modo direto, a solução dos problemas financeiros. Hoje mesmo ouvi manto financeiro e fiquei muito curioso. O que é manto financeiro? Se alguém pensa que a expressão é bíblica, engana-se redondamente. No texto sagrado encontramos manto de justiça:

“Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias.” (Isaías 61.10).

Não é em programas com economistas, explicando o inexplicável, que se costuma ouvir sobre esses assuntos, não. É nos programas ditos evangélicos das emissoras de televisão que operam em nosso país que o assunto em pauta corre à solta.

Por curiosidade, apenas por curiosidade, resolvi folhear minha Bíblia em busca de orientações sobre este palpitante assunto.

Inúmeras, são as passagens que a Palavra de Deus aborda o tema riquezas ou, como queiram, finanças. Por exemplo:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6.19-24).

Texto semelhante é encontrado em Lucas:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Lucas 16.13).

E a seguir, lemos:

“Os fariseus, que eram avarentos, ouviam tudo isto e o ridiculizavam.” (Lucas 16.14).

Há uma citação sobre os “fariseus”. Eles, primeiramente, são chamados de avarentos.
A palavra em grego é:
(lê-se philarguroi)
O significado é avarento, aquele que pratica a avareza. É uma declinação de:
(lê-se philarguros)
Cujo significado é amor ao dinheiro, ou seja, avareza.

No Dicionário da Bíblia de Almeida, editado pela Sociedade Bíblica do Brasil, defini-se fariseu como um “membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moisés e as tradições e os costumes dos antepassados. Acreditavam na ressurreição e na existência de seres celestiais. Os fariseus não se davam com os saduceus, mas se uniram com eles para combater Jesus e os seus seguidores.” E saduceu era um “membro de um pequeno, mas poderoso grupo religioso dos israelitas. Faziam parte desse grupo os sacerdotes e as pessoas ricas e de influência. Os saduceus baseavam os seus ensinamentos principalmente no Pentateuco. Negavam a ressurreição, o juízo final e a existência de anjos e espíritos. Os saduceus não se davam com os fariseus.”

Os fariseus e os saduceus viviam às turras; discordavam em vários pontos. Mas, tinham algo em comum: amor ao dinheiro.

Seria o manto financeiro uma capa que ambos vestiam?