quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A carne e o sangue do Filho do Homem

Conforme vimos ontem, os judeus, isto é, os fariseus (cfe. João 8.13), saduceus e aqueles que seguiam suas doutrinas (cfe. Mateus 16.5-12), reagiram ao discurso do Senhor:

“Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu?” (João 6.41, 42).

O Senhor os repreendeu:

“Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós.” (João 6.43).

E prosseguiu:

“Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.” (João 6.44-47).

Agora, o Senhor retoma o que afirmara anteriormente:

“Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.” (João 6.49-51).

E o discurso do Senhor confunde completamente os opositores:

“Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne?
“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.” (João 6.53-58).

O evangelista conclui:

“Estas coisas disse Jesus, quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.” (João 6.59).

O Senhor Jesus ensinava na sinagoga de Cafarnaum. Recordemos o versículo 45 deste capítulo 6:

“Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus.” (João 6.45).