quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O final da história (V)

O Senhor Deus prometeu a Abraão (ou Abrão) que dele faria uma grande nação e lhe ordena que saia de sua terra e vá “para a terra que te mostrarei”. Abraão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã (cfe. Gênesis 12.1-4). Sua esposa, Sara (ou Sarai), que tinha cerca de sessenta e cinco anos, era estéril, não tinha filhos (Gênesis 11.30).
Por diversas vezes o Senhor Deus fala a Abraão e lhe promete um filho. Quando Abraão já tinha noventa e nove anos, o Senhor mais uma vez aparece:

Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara. Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela.” (Gênesis 17.15, 16).

Abraão nada diz; apenas pensa:

Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos? (Gênesis 17.17).

E fala:

Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti. (Gênesis 17.18).

O Senhor ouviu o pensamento de Abraão (Somente Deus pode ler o pensamento):

"Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência. (Gênesis 17.19).

E o Senhor continua:

Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoá-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação. A minha aliança, porém, estabelecê-la-ei com Isaque, o qual Sara te dará à luz, neste mesmo tempo, daqui a um ano.(Gênesis 17.20, 21).

A promessa do Senhor se cumpre:

Visitou o SENHOR a Sara, como lhe dissera, e o SENHOR cumpriu o que lhe havia prometido.
Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara.
Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe dera à luz, pôs Abraão o nome de Isaque.
Abraão circuncidou a seu filho Isaque, quando este era de oito dias, segundo Deus lhe havia ordenado.
Tinha Abraão cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho.
E disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo.
E acrescentou: Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria um filho? Pois na sua velhice lhe dei um filho.
Isaque cresceu e foi desmamado. Nesse dia em que o menino foi desmamado, deu Abraão um grande banquete.” (Gênesis 21.1-8).

Vinte e cinco anos após sair de Harã, Sara, esposa de Abraão dá a luz a Isaque.

Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” (Lucas 1.37).

Por diversas vezes o Senhor Deus, em Nome de Jesus, me prometeu a cura de todas as minhas enfermidades.
Não sou um doente; estou enfermo. Mas, em Nome do Senhor Jesus, ficarei completamente curado. Glória a Deus!

Este é o final da história.