segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Procuremos profetizar

É muito comum encontrar em diversos textos, autores escrevendo o seguinte:

Na Bíblia, livro tal, capítulo tal, versículo tal, recomenda-se fazer tal e qual coisa etc. e tal. Este blog, no entanto, parte do princípio que a Bíblia contém a Palavra do Deus vivo e, por isso, o texto sagrado quando aborda assuntos onde se lê “não faça” ou “faça”, “segui” e assim por diante, significa que não está recomendando coisa alguma; antes, está ordenando.

E, como diz o ditado popular: “Manda quem pode; obedece quem tem juízo”.

Dito isto, vamos ao nosso assunto.
O apóstolo Paulo, em sua Primeira Epístola aos Coríntios, ordena:

“Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.” (1 Coríntios 14.1-5)

Não é necessário consultar o Novo Dicionário Aurélio, onde profetizar significa vaticinar, predizer, anunciar por conjeturas, anunciar antecipadamente, prever, para que haja um bom entendimento do texto sagrado. O próprio apóstolo nos dá o sentido de profetizar. Vejamos o versículo 3:

“Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.”

Edificar, exortar e consolar os homens, é o sentido que o apóstolo Paulo dá ao verbo profetizar. Nada é dito a respeito de vaticinar, predizer, anunciar por conjeturas, anunciar antecipadamente, prever. Apenas edificar, exortar e consolar os homens.
Edificar, ou seja, promover o crescimento de outros na Palavra de Deus; exortar, isto é, admoestar, encorajar, fortalecer, instruir outros segundo a Palavra de Deus; consolar, ou seja, dirigir-se a alguém por meio de admoestação e incentivo para acalmar, confortar.
Amigos, devemos procurar profetizar.

Desde modo, estaremos atendendo à recomendação do apóstolo Paulo? Certamente que não, estaremos obedecendo à Palavra do Senhor Deus.

Maranata!