quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Que é que desde o princípio vos tenho dito? (1)

No capítulo 8, do Evangelho segundo João, lê-se que os fariseus perguntam ao Senhor:

“Quem és tu?” (João 8.25b).

E o Senhor:

“Respondeu-lhes Jesus: Que é que desde o princípio vos tenho dito?”
(João 8.25c).

Uma vez que o Senhor disse que “desde o principio nos tem dito”, vamos, aos poucos, folhear a Bíblia para saber o que o Senhor disse de si mesmo. O principio é o livro de Gênesis. Mas, como estamos em João, vamos começar por aqui.
No capítulo 6, encontramos:

“Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. Porém eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes. Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.”
(João 6.35-41).

Apenas uma observação: não devemos esquecer que o apóstolo João era judeu. Portanto, é bom esclarecer que os “judeus” citados no texto escrito por ele são os fariseus (cfe. João 8.13), os saduceus e aqueles que seguiam suas doutrinas, conforme está escrito no Evangelho segundo Mateus:

“Ora, tendo os discípulos passado para o outro lado, esqueceram-se de levar pão.
E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
Eles, porém, discorriam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão.
Percebendo-o Jesus, disse: Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão? Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos tomastes? Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos tomastes? Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.” (Mateus 16.5-12).

Enquanto que o Senhor Jesus disse “Eu sou o pão da vida” e “Eu sou o pão que desceu do céu”, vimos que os fariseus murmuravam. Mas, se formos até o final do Evangelho segundo João, ou seja, o capítulo 21, nós leremos o seguinte:

“Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor.” (João 21.12b).

Jesus é o Pão da Vida.
Jesus é o Pão que desceu do Céu.
Jesus é Senhor!

Maranata!