domingo, 17 de abril de 2011

A alegria do Senhor é a nossa força

Versículo bastante conhecido, está nesta passagem do livro de Neemias:

Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. (Neemias 8:10)

O início do texto acima será comentado posteriormente. Neste momento, ficaremos apenas com a terminação, que é esta ordem: "não vos entristeçais", seguindo-se com a conclusão, objeto deste comentário: "a alegria do SENHOR é a vossa força".

Prefiro "ordem" a "recomendação", porque é assim que se deve entender o que está escrito na Palavra de Deus. São "mandamentos" e não "conselhos", "sugestões" ou coisa que o valha.

Continuando.

"Não vos entristeçais" tem sido entendido e pregado como uma ordem para que se entoe cânticos de louvor ao Senhor Deus. E isto, de certo modo, é verdade. Ficar triste diante do Senhor Deus não resolve a tristeza. Deve-se ter a alegria de se poder estar diante do Trono, sem receios e com segurança.

Uma grande verdade, mas, não é toda a verdade.

Vejamos esta passagem no livro de Provérbios:

Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções junto ao coração aflito. (Provérbios 25:20)

Para os que estão tristes, aflitos, com sofrimentos de qualquer espécie, assim diz a Palavra de Deus:

Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. (Tiago 5:13)

O Senhor Deus está atento a todas as coisas. Sua Palavra não diz para os que estão sofrendo cantar louvores. "Faça oração" é o que está escrito, ou seja, "fale Comigo!" Observem as passagens a seguir:

Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. (Salmos 50:14, 15)

Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. (Jeremias 33:3)

Então, como é que o Senhor poderia ficar alegre e, por conseqüência, nos dar a força que necessitamos, como afirma o livro de Neemias?

A resposta está na Terceira Epístola do apóstolo João:

Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade. (3 João 4)

O filhos de Deus que andam na verdade são os tornam o Senhor Deus alegre. E "a alegria do SENHOR é a nossa força".

O Senhor Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6)

Andar com o Senhor é andar na verdade. Andar com o Senhor é obedecê-Lo e servi-Lo.

Jesus é o Seu Nome! Jesus Cristo é Senhor!

Aleluia! Louvado seja O Nome do Senhor Jesus Cristo!

Maranata!