domingo, 4 de outubro de 2009

Tenho fé?

Dentre as inúmeras dúvidas que surgem na cabeça de um cristão, a mais popular é aquela em que ele diz:
– Não tenho fé.

Ou então:
– Não tenho muita fé.

Será que é assim mesmo? Pode um cristão não ter fé? Vamos consultar a Bíblia, a Palavra de Deus.

Na Epístola aos Hebreus, capítulo 11, versículo 1, encontramos a definição de :

“Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

E, mais adiante no versículo 6:

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus”.

Isto é “assustador”! E é aí que a coisa pega...

Alguns cristãos têm sempre a impressão que não estão agradando a Deus. E ficam com aquela dúvida enorme que os vai consumindo, até que chegam a uma conclusão – a grande verdade –, de duas possíveis: a fé deles é pequena; ou, definitivamente, eles não têm fé.

De novo pergunto: será que é assim mesmo? Será esta a “grande verdade”?

Então, muitos oram pedindo fé, ou que Deus aumente-lhes a sua fé. Vivem neste sofrimento, nesta angústia, e não se dão ao trabalho de ler o restante do terrível versículo 6:

“... porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Assim, meu caro amigo, minha cara amiga, se você crê que Deus existe e que Ele vai lhe dar aquilo que você Lhe pede em oração, tenho uma notícia para lhe dar; uma boa nova. Saiba o seguinte:
Você tem fé!

(Leia: Hebreus 11.1-40)

[Texto revisado. Publicado originalmente no devocionário Semente de Esperança. Edição da Pastoral Popular Luterana/Editora Sinodal. Santa Catarina, 2000.]