sábado, 17 de outubro de 2009

Não deixemos de congregar-nos

Já fazia um ano que aquele casal amigo não freqüentava nossa igreja. Ele estava desempregado há uns cinco meses e, ainda por cima, os dois não se entendiam mais e se propunham a uma separação. Num sábado, bem no meio da crise, minha mulher e eu fomos visitá-los. A esposa nos recebeu visivelmente angustiada. E conversa vai, conversa vem, a convidamos para o culto de domingo. Ela foi e no domingo seguinte, lá estava o marido. Dois domingos depois, nosso amigo estava empregado e o casal tinha se reconciliado.

A Palavra de Deus nos diz o seguinte: “Em todo o lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti, e te abençoarei.” (Êxodo 20.24b)

E foi o que aconteceu. Nossos amigos foram abençoados.

Muitas pessoas têm buscado as chamadas “igrejas de poder”. Argumentam que em nossas igrejas não se ora por angústias, doenças, problemas financeiros, brigas familiares etc. Então, procuram reuniões onde encontrem as “orações fortes” do tipo “há um irmão ali que é uma benção”. Olhem, meus amigos, não estou dizendo que vocês não possam visitar irmãos de outras igrejas ou reuniões de oração. Nós gostamos de fazer isso vez por outra.

Mas, não devemos ser “como meninos, levados por vento de doutrina” (cfe. Efésios 4.14), deixando de ir a nossa comunidade.
Se não há “orações fortes” em nossas igrejas é porque nós não as fazemos. Porém, como vimos, aquele casal foi abençoado, apenas pelo fato de ir ao culto, sem que houvesse uma oração específica por eles.

Conforme Hebreus 10.25, “não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns...” “E irás ao lugar que o Senhor Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome.” (Deuteronômio 26.2b)

Vá à sua igreja no domingo. Você será abençoado. Experimente!

(Leia: Hebreus 10.25)

[Texto revisado. Publicado originalmente no devocionário Semente de Esperança. Edição da Pastoral Popular Luterana/Editora Sinodal. Santa Catarina, 1998.]