domingo, 18 de outubro de 2009

As boas obras

É muito fácil encontrar, dentre aqueles que se identificam como cristãos, pessoas extremamente angustiadas, que passam os seus dias em busca de uma “comunhão perfeita” com Deus. Então, vivem procurando fazer “boas obras”, a fim de alcançar esta comunhão pretendida e assim se aproximarem, mais e mais, do Senhor Deus.
Assim pensam e agem estes irmãos.

Mas, o que nos diz a Palavra de Deus?

“Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie.” (Efésios 2.8,9)

Vejam bem, meus amigos e irmãos, não há obra que possamos fazer para sermos salvos. É pela graça de Deus que vem a salvação. Nem podemos utilizar a nossa própria fé, ou seja, a fé em nós mesmos, pois a fé, a verdadeira fé, é dom de Deus (E a medida é Ele quem dá!, cfe. Rm 12.3). Pois, como afirma, ainda, a Palavra do Senhor em Efésios 2.10:

“Somos feitos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Foi o Senhor Deus quem relacionou antecipadamente quais são as obras que Ele considera boas e quer que as façamos.

– Onde encontrar esta relação de obras? – perguntaria o leitor interessado.

Esta relação pode ser encontrada em diversas passagens do Novo Testamento, querido leitor. Vamos lê-lo?

(Leia: Efésios 2.4-10)

[Texto revisado. Publicado originalmente no devocionário Semente de Esperança. Edição da Pastoral Popular Luterana/Editora Sinodal. Santa Catarina, 2000.]