domingo, 16 de outubro de 2011

Outros apóstolos

“Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.” (Atos 1:1, 2)

O Senhor Jesus escolheu os Seus apóstolos, em número de 12. Um deles, Judas Iscariotes o traiu. O apóstolo Pedro liderou um sorteio para eleger o 12º em seu lugar. A sorte caiu sobre Matias. Mas, o Senhor, pessoalmente, elegeu Saulo de Tarso - Paulo, como o 12º apóstolo.
E o apóstolo Paulo pergunta (Em três versões da tradução de Almeida da Bíblia):

“Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?” (1 Coríntios 12:29 RA e RC)

“Nem todos são apóstolos, ou profetas, ou mestres. Nem todos têm o dom de fazer milagres, ...” (1 Coríntios 12:29 NTLH)

Apóstolo, do grego apostolos quer dizer “mensageiro” (um delegado, alguém enviado com ordens específicas). A expressão é utilizada para os doze escolhidos pelo Senhor Jesus. Mas, outros nomes são encontrados nos textos do Novo Testamento. São dois: Barnabé e Tiago, irmão do Senhor.
Aqui, Barnabé, citado juntamente com Paulo:

“Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: ...” (Atos 14:14 RA)

“Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando...” (Atos 14:14 RC)

“Quando os dois apóstolos souberam disso, rasgaram as suas roupas, correram para o meio da multidão e gritaram: ...” (Atos 14:14 NTLH)

E Paulo cita Tiago neste trecho:

“Decorridos três anos, então, subi a Jerusalém para avistar-me com Cefas e permaneci com ele quinze dias; e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor.” (Gálatas 1:18, 19 RA)

“Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.” (Gálatas 1:18, 19 RC)

“Três anos depois, fui até Jerusalém para pedir informações a Pedro e fiquei duas semanas com ele. E não falei com nenhum outro apóstolo, a não ser com Tiago, irmão do Senhor.” (Gálatas 1:18, 19 NTLH)

O detalhe é que nenhum dos dois, Barnabé e Tiago, este irmão do Senhor Jesus, se auto-intitula apóstolo.

Abreviaturas:
RA – Almeida Revista e Atualizada
RC – Almeida Revista e Corrigida
NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje

[A seguir: Os 12 apóstolos e a Nova Jerusalém)