quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Autoridade dos apóstolos – 6

“Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.” (Atos 1:1, 2)

O Senhor Jesus escolheu os Seus apóstolos, em número de 12, como vimos anteriormente. Um deles, Judas Iscariotes o traiu. O apóstolo Pedro liderou um sorteio para eleger o 12º em seu lugar. A sorte caiu sobre Matias. Mas, o Senhor, pessoalmente, elegeu Saulo de Tarso - Paulo, como o 12º apóstolo. Nem todos o aceitaram, porque ele tinha uma história anterior terrível como perseguidor dos cristãos e o seu chamado fora feito depois da ascensão do Senhor, através de uma visão.
Na Segunda Epístola aos Coríntios, capítulo 11, o apóstolo Paulo continua na defesa de sua autoridade apostólica (Em três versões da tradução de Almeida da Bíblia).

“Outra vez digo: ninguém me considere insensato; todavia, se o pensais, recebei-me como insensato, para que também me glorie um pouco. O que falo, não o falo segundo o Senhor, e sim como por loucura, nesta confiança de gloriar-me. E, posto que muitos se gloriam segundo a carne, também eu me gloriarei. Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. Tolerais quem vos escravize, quem vos devore, quem vos detenha, quem se exalte, quem vos esbofeteie no rosto. Ingloriamente o confesso, como se fôramos fracos. Mas, naquilo em que qualquer tem ousadia (com insensatez o afirmo), também eu a tenho.” (2 Coríntios 11:16-21 RA)

“Outra vez digo: ninguém me julgue insensato ou, então, recebei-me como insensato, para que também me glorie um pouco. O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas, como por loucura, nesta confiança de gloriar-me. Pois que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. Pois sois sofredores, se alguém vos põe em servidão, se alguém vos devora, se alguém vos apanha, se alguém se exalta, se alguém vos fere no rosto. Envergonhado o digo, como se nós fôssemos fracos, mas, no que qualquer tem ousadia (com insensatez falo), também eu tenho ousadia.” (2 Coríntios 11:16-21 RC)

“Repito: ninguém deve pensar que eu estou louco. Mas, se vocês pensam isso, então me recebam como louco para que assim eu tenha alguma pequena coisa de que me gabar. De fato, o que estou dizendo agora não é o que o Senhor me mandou dizer. Quanto a eu me gabar, estou realmente falando como louco. Já que existem tantas pessoas que se gabam por motivos apenas humanos, eu também vou me gabar de mim mesmo. Vocês são tão sábios e suportam de boa vontade os loucos. Toleram os que mandam em vocês e exploram vocês; toleram os que os enganam, os que os tratam com desprezo e os que lhes dão bofetadas. Tenho até vergonha de confessar que nós fomos tímidos demais e não fomos capazes de fazer coisas como essas. Mas, se os outros se atrevem a se gabar de alguma coisa, eu também vou me atrever, embora isso seja uma loucura.” (2 Coríntios 11:16-21 NTLH)

Abreviaturas:
RA – Almeida Revista e Atualizada
RC – Almeida Revista e Corrigida
NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje

[A seguir: Autoridade dos apóstolos - 7)