terça-feira, 4 de outubro de 2011

A escolha do 12º apóstolo - 1

“Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.” (Atos 1:1, 2)

Como vimos anteriormente, o Senhor Jesus escolheu os Seus apóstolos. E é deste modo que Pedro se apresenta em suas duas epístolas:

“Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, ...” (1 Pedro 1:1)

“Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, ...” (2 Pedro 1:1)

Após a ascensão do Senhor, os discípulos aguardavam o cumprimento de Sua promessa. Entre eles, os apóstolos, onze somente, depois da traição de Judas. O apóstolo Pedro (como se identifica no início de suas duas epístolas citadas acima), com autoridade que lhe foi dada pelo Senhor (cfe. Mateus 10:1-4; Marcos 3:13-19; Lucas 6:12-16), toma a iniciativa e promove um sorteio para a escolha do nome que faltava para completar a quantidade que o Senhor escolhera; ou seja, doze.

“Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora, compunha-se a assembléia de umas cento e vinte pessoas) e disse: Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus, porque ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. (Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniqüidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram; e isto chegou ao conhecimento de todos os habitantes de Jerusalém, de maneira que em sua própria língua esse campo era chamado Aceldama, isto é, Campo de Sangue.) Porque está escrito no Livro dos Salmos: Fique deserta a sua morada; e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu encargo. É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição.
Então, propuseram dois: José, chamado Barsabás, cognominado Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar. 
E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.” (Atos 1:15-26)

Foi escolhido Matias. Curiosamente, o texto não o classifica como apóstolo, um dos doze. Mas assim diz: “sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.”

[A seguir: A escolha do 12º apóstolo - 2)