quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A escolha do 12º apóstolo – 3

“Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.” (Atos 1:1, 2)

O Senhor Jesus escolheu os Seus apóstolos. Paulo, autor de treze epístolas do Novo Testamento, assim se identifica aos leitores em nove delas.
Na primeira:

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, ...” (Romanos 1:1)
“Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, ...” (Romanos 11:13)

E na segunda:

“Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, ...” (1 Coríntios 1:1)
“Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.” (1 Coríntios 4:9)
“Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor? Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.” (1 Coríntios 9:1, 2)
“E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” (1 Coríntios 9:5)
“Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.” (1 Coríntios 15:9)

Na terceira:

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia, ...” (2 Coríntios 1:1)

Na quarta:

“Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, ...” (Gálatas 1:1)

Na quinta:

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus, ...” (Efésios 1:1)

Na sexta:

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo, ...” (Colossenses 1:1)

Na sétima:

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, ...” (1 Timóteo 1:1)
“Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.” (1 Timóteo 2:7)

Na oitava:

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus, ...” (2 Timóteo 1:1)
“... para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre...” (2 Timóteo 1:11)

Na nona:

“Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, ...” (Tito 1:1)

“Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo”, “não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai”; “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo.”
Paulo de Tarso, o 12º apóstolo.

[A seguir: Autoridade dos apóstolos - 1)