quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ler a Bíblia II

Nesses anos de vida cristã, já li a Bíblia por diversas vezes. Não vou informar quantas foram, porque não vejo isto como uma “competição”; mas uma necessidade pessoal. Então, o “número de vezes” ficará por conta da imaginação dos leitores...

No meu primeiro encontro com o Texto Sagrado, estava muito faminto e sedento e, então, li-o em quarenta dias; sendo duas vezes o Novo Testamento, uma vez o Antigo Testamento.

Nesta gula santa, procurei adquirir várias Bíblias, publicadas por diversas editoras, em traduções revisadas e atualizadas, corrigidas, versões em linguagens atual, de estudo, a Bíblia hebraica – em português, e Bíblias em outros idiomas, incluindo os originais em hebraico e grego. Tenho por hábito ler a Bíblia diariamente. Acabo uma tradução ou versão e começo outra tradução ou versão diferente. Tenho sempre junto comigo a Chave Bíblica e um bom dicionário bíblico. Livros de estudos também são importantes; principalmente aqueles que comentam livro a livro da Bíblia. Leio, releio e releio o Texto Sagrado. Ô, fome! E minha tradução favorita é a do Almeida, revista e atualizada, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil.

Não é difícil ler a Palavra de Deus. Basta ter boa vontade e disposição. Não se preocupe com a dificuldade do texto. Alguém já disse que a Bíblia é o único livro que vem com o Autor! Então, teremos, sempre presente, este Autor, um Mestre a nos orientar e nos conduzir ao bom entendimento.

Mesmo assim, quando alguém, por qualquer razão, não consegue compreender uma passagem difícil, pode ainda fazer como eu, ou seja, procurar ajuda nos livros de estudo e comentários bíblicos, dicionários ou com mestres e pastores. Se ainda assim as dúvidas persistirem, siga o que, uma vez, aconselhou o reformador Martinho Lutero: “Faça uma reverência e passe adiante.” Pois, saiba, leitor, que aquela passagem difícil se tornará facílima para o seu entendimento no momento certo. Seja paciente. Espere a explicação do Autor. É o que procuro fazer.

É possível ler a Bíblia em um ano. Três capítulos durante a semana e quatro no fim de semana, ou, para simplificar, quatro capítulos por dia é o bastante. Se ler oito capítulos por dia, a terá lido por duas vezes no ano. Pode-se ler um pouco de manhã e um pouco à noite. Se achar que oito ou quatro capítulos é muito, leia dois por dia e a lerá em dois anos. Se for um por dia, a leitura será em quatro anos. Sugiro dois por dia: um do Antigo e um do Novo Testamento, enquanto vai anotando os livros que leu. Caminhando deste modo, em dois anos, mais ou menos, a pessoa terá lido uma vez a Bíblia e duas vezes o Novo Testamento. É fácil. Basta boa vontade e disposição. Experimentem, caros leitores.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Salmos 119. 105)

(Leia: Salmo 119 – de oito em oito versículos. Leitura completa em 22 dias)