sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cristão vota em cristão... (Final)

Meus amigos, algumas pessoas, mui queridas minhas, acharam que esta minha série de textos sobre as recentes eleições deveria ter uma conclusão, baseada no fato de que no último texto publicado, por duas vezes, havia a pergunta: “Este tipo pedido tem fundamento bíblico?!”.
Gostaria de esclarecer a todos que a questão foi colocada “ao léu” (à vontade; à toa). Não era para que fosse dada uma “solução”, mesmo uma “solução” meramente pessoal. A resposta, a verdadeira resposta será encontrada, única e exclusivamente, na Bíblia, onde está a Palavra viva do Deus vivo.
A propósito desta “pergunta ao léu”, minha mãe lembrou-se de uma passagem que pode ser encontrada em três dos evangelhos. As versões estão transcritas abaixo.

“Tendo Jesus chegado ao templo, estando já ensinando, acercaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, perguntando: Com que autoridade fazes estas coisas? E quem te deu essa autoridade?
E Jesus lhes respondeu: Eu também vos farei uma pergunta; se me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. Donde era o batismo de João, do céu ou dos homens?
E discorriam entre si: Se dissermos: do céu, ele nos dirá: Então, por que não acreditastes nele? E, se dissermos: dos homens, é para temer o povo, porque todos consideram João como profeta. Então, responderam a Jesus: Não sabemos. E ele, por sua vez: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.” (Mateus 21.23-27)

“Então, regressaram para Jerusalém. E, andando ele pelo templo, vieram ao seu encontro os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos e lhe perguntaram: Com que autoridade fazes estas coisas? Ou quem te deu tal autoridade para as fazeres?
Jesus lhes respondeu: Eu vos farei uma pergunta; respondei-me, e eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei!
E eles discorriam entre si: Se dissermos: Do céu, dirá: Então, por que não acreditastes nele? Se, porém, dissermos: dos homens, é de temer o povo. Porque todos consideravam a João como profeta. Então, responderam a Jesus: Não sabemos. E Jesus, por sua vez, lhes disse: Nem eu tampouco vos digo com que autoridade faço estas coisas.” (Marcos 11.27-33)

“Aconteceu que, num daqueles dias, estando Jesus a ensinar o povo no templo e a evangelizar, sobrevieram os principais sacerdotes e os escribas, juntamente com os anciãos, e o argüiram nestes termos: Dize-nos: com que autoridade fazes estas coisas? Ou quem te deu esta autoridade?
Respondeu-lhes: Também eu vos farei uma pergunta; dizei-me: o batismo de João era dos céus ou dos homens?
Então, eles arrazoavam entre si: Se dissermos: do céu, ele dirá: Por que não acreditastes nele? Mas, se dissermos: dos homens, o povo todo nos apedrejará; porque está convicto de ser João um profeta. Por fim, responderam que não sabiam.
Então, Jesus lhes replicou: Pois nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.” (Lucas 21.1-8)

O essas passagens têm a ver com o que foi escrito acima? Esta é outra “pergunta ao léu”...
No mais, oremos pelas autoridades de nosso país, “... para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.” (1 Timóteo 2.2b).