No Evangelho segundo Mateus, capítulo 28, versículos 16 e 17, encontramos:
“Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.” (Mateus 28:16, 17)
Alguns dos onze discípulos (ou apóstolos) duvidaram ao vê-lo. O texto não especifica quais foram eles. Apenas o Evangelho de João cita um: Tomé. Vejam:
"Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.
Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram." (João 20:24-29)
Mas, como podemos ler mais acima, não foi apenas um discípulo quem duvidou.
E o texto prossegue em Mateus:
“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.” (Mateus 28:18)
O Senhor ao afirmar Sua autoridade, ordena:
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:19, 20)
É bom frisar que alguns discípulos não duvidaram somente de que fosse o Senhor aquele que eles viram. Mas, duvidaram, também, de Sua autoridade; toda autoridade no céu e na terra. Pois, como escreveu o apóstolo Paulo, em sua Epístola aos Filipenses:
“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:9-11)
E hoje, por ventura será que há discípulos que duvidam da autoridade do Senhor Jesus Cristo?